5 maiores campeões do Campeonato Brasileiro

Os maiores campeões do Campeonato Brasileiro demonstram porque a liga nacional do Brasil é uma das mais disputadas do mundo. Ao longo dos anos 17 equipes já conquistaram ao menos um título, com o Palmeiras sendo o maior campeão, com 11 taças. Então, acompanhe a leitura e conheça os maiores campeões da competição.

Neste conteúdo, você vai conferir os 5 maiores campeões do Campeonato Brasileiro e mais informações sobre o evento. Confira!

campeões do campeonato brasileiro
(Fonte: Flickr)

História do Campeonato

Assim como é difícil consolidar uma dinastia entre os maiores campeões do Campeonato Brasileiro, a competição também demorou para construir um formato interessante.

Tudo começou em 1971, quando a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), inspirado nos torneios Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata, resolveu lançar o primeiro Campeonato Brasileiro. Porém, com um regulamento fraco, a quantidade de times e os formatos foram mudando conforme os anos.

Apesar de oficialmente lançado em 1971, os campeões do Campeonato Brasileiro já começaram a ser contados desde 1958, quando a competição era jogada no formato eliminatório, Além disso, o nome da competição mudou diversas vezes, sendo conhecida como Campeonato Nacional de Clube, Copa Brasil, Taça de Ouro, Copa União e Copa João Havelange.

Foi só em 2003 que os maiores campeões do Campeonato Brasileiro precisaram começar a disputar a competição por pontos corridos. Na época, ainda eram 24 equipes que disputavam o torneio, tendo a alteração atual para 20 times a partir de 2006.

Os 10 maiores campeões do Campeonato Brasileiro

Não há uma lista que contemple apenas 5 dos maiores campeões do Campeonato Brasileiro. Isso porque, são 13 equipes que possuem os maiores números de títulos da competição. Além disso, o Brasileirão é uma das ligas mais disputadas do mundo, por haver diversos times capazes de serem campeões.

Palmeiras

O Palmeiras é, isoladamente, o primeiro no ranking de maiores campeões do Campeonato Brasileiro. Com 11 títulos no total, o Verdão viveu quatro décadas incríveis a nível nacional. Entre 1960 e 1971, a primeira academia era um dos únicos times que fazia frente ao Santos de Pelé e conquistou a Taça Brasil (1960 e 1967), o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967) e a Taça de Prata (1969).

Nos anos 70, a segunda academia também teve sucesso no Campeonato Brasileiro. Os títulos vieram de maneira consecutiva, em 1972 e 1973. Porém, após essa última conquista, foi só em 1993 que o Palmeiras conseguiu voltar ao topo do futebol nacional. Com o patrocínio forte da Parmalat, o Verdão formou um grande time, campeão em 1993 e 1994.

Atualmente, o Palmeiras vive a sua quarta década brilhante. Só nos últimos dez anos foram três títulos (2016, 2018 e 2022), com a possibilidade de muitos outros.

Santos

O Santos, com oito conquistas, é mais um dos maiores campeões do Campeonato Brasileiro. E, é claro, que sempre que falamos do alvinegro praiano, temos que falar de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Isso porque, foi com o rei do futebol que o Santos dominou o futebol nacional nos anos 60, conquistando seis taças no período de dez anos (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968).

Porém, após o sucesso dos seis títulos, a equipe da baixada santista ficou um bom tempo sem vencer o título nacional. Foi só em 2002, com uma geração de novos meninos da Vila, que o Santos voltou ao topo.

Por fim, a oitava e última conquista do alvinegro no Campeonato Brasileiro já faz quase 20 anos, foi em 2004.

Corinthians

Fundado em 1910, a equipe do Corinthians demorou para entrar no grupo de maiores campeões do Campeonato Brasileiro com sete conquistas. Isso porque, seu primeiro título foi apenas em 1990, quando o craque Neto comandou o time para o título contra o São Paulo.

Após a primeira conquista, o Timão voltou a vencer em dose dupla, em 1998 e 1999, com grandes parcerias que formaram um time recheado de craques como: Gamarra, Rincón, Vampeta, Edílson, Ricardinho e o goleiro Dida. Além disso, essas parcerias do Corinthians ainda renderam o título de 2005, com time comandado por Carlitos Tevez.

A partir de 2011, uma década mágica para o alvinegro começou a ser construída. O título brasileiro no mesmo ano, deu início a caminhada de Tite, que viria a ser campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da FIFA em 2012. Além disso, Adenor Bacchi ainda levaria o Timão para mais um título em 2015.

O sétimo título do Corinthians veio em 2017, de maneira até inesperada para muitos na época, a equipe comandada por Fábio Carille e com grande fase do atacante Jô fez um primeiro turno incrível, de forma invicta e conseguiu administrar a competição para conquistar o título.

Flamengo

Na década de 80, o Flamengo montou um time histórico, que o fez se tornar um dos maiores campeões do Campeonato Brasileiro. Com Júnior, Andrade, Carpegiani, Adílio, Zico e vários outros craques,a equipe conquistou os títulos de 1980, 1982 e 1983. 

Após essa sequência, o Flamengo voltou a ser campeão em 1992, comandado pelo capitão Júnior. Além disso, outro título separado das sequências Rubro-Negras é o de 2009, quando Adriano e Petkovic carregaram o time para o título.

Por fim, recentemente, o Flamengo se organizou financeiramente e se tornou novamente uma potência no futebol brasileiro, conquistando os títulos de 2019 e 2020.

São Paulo

Fechando o top 5, o São Paulo fica entre os maiores campeões do Campeonato Brasileiro com seis conquistas. Com Serginho Chulapa e Zé Sérgio em grande fase, o São Paulo conquistou seu primeiro título em 1977 e veio a conquistar sua segunda taça em 1986, com a era dos “Menudos”.

Em 1991, veio o tricampeonato, por um time que faria história. Comandado pelo técnico Telê fora e por Raí dentro de campo, o Tricolor conquistou não só o Campeonato Brasileiro, mas o Mundo duas vezes, em 1992 e 1993.

Porém, não era só nos anos 90 que o time do Morumbi faria história. Em 2006, começou uma série que transformaria o São Paulo na única equipe, após o Santos de Pelé, a conquistar três títulos seguidos (2006, 2007 e 2008).

Clube Qtd. de Títulos
Palmeiras 11
Santos 8
Corinthians 7
Flamengo 7
São Paulo 6
Cruzeiro 4
Vasco 4
Fluminense 4
Internacional 3
Atlético-MG 2
Grêmio 2
Botafogo 2
Bahia 2

Maiores artilheiros do brasileirão

Dentre todos os grandes jogadores, o maior artilheiro da história e um dos campeões do Campeonato Brasileiro é Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama, que anotou 190 gols entre 1977 a 1991. Por outro lado, desde o novo formato dos pontos corridos, o atacante Fred (ex-América-MG, Cruzeiro, Fluminense e Atlético-MG) é quem lidera a lista de goleadores. Confira o top 10 artilheiros da história:

Posição Jogador Gols
Roberto Dinamite 190
Fred 158
Romário 154
Edmundo 153
Zico 135
Diego Souza 130
Túlio 129
Serginho Chulapa 127
Washington 126
10º Luís Fabiano 116

Clubes com menos títulos

Algumas equipes conseguiram conquistar o Campeonato Brasileiro apenas uma vez. É o caso do Guarani, campeão de 1978, após vencer o Palmeiras na grande final. Além disso, o Coritiba se tornou a primeira equipe paranaense campeã, após vencer o Bangu na final de 1985. O rival do Coxa, o Athletico-PR foi campeão brasileiro em 2001, vencendo o São Caetano na grande final.

Por fim, mais uma equipe a ter um único título é o Sport, campeão em 1987. O título da equipe de Recife se tornou uma polêmica por anos, já que o Flamengo reivindica a conquista. Na competição, o regulamento previa um quadrangular entre os primeiros e segundos colocados de dois módulos (amarelo e verde). Porém, o Rubro-Negro carioca e o Internacional se recusaram a jogar, deixando Sport e Guarani para a disputa do título.

Clube Qtd. de Títulos
Guarani 1
Athletico-PR 1
Coritiba 1
Sport 1

Como apostar no Campeonato Brasileiro

Na hora de apostar no Campeonato Brasileiro, aposte na Betsul! A melhor casa de apostas da América do Sul possui os melhores campeonatos do mundo, com odds e bônus exclusivos para você se dar bem nos palpites.

Faça seu cadastro de maneira fácil, com alguns dados e documentos a serem solicitados. Depois, aproveite as diversas formas de pagamento para fazer o seu depósito. Tem PIX, cartão de crédito e débito, boleto e muito mais. Além disso, depositando com Ame Digital você ganha 5% de cashback.

Tá com a banca cheia? Então, é hora de começar a apostar. Encontre o evento do Campeonato Brasileiro, selecione o mercado e a odd desejada e finalize o palpite com o valor que quiser apostar.

Agora é só torcer e curtir a emoção do jogo.

Total
0
Shares